A ação da Biomecânica


Meu nome é Dani, sou fisioterapeuta e profissional de Educação Física. Se quiser mais informação sobre Pilates, entre nos nossos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram.

Imagem relacionada

A biomecânica é a disciplina responsável pela análise dos movimentos de um organismo, além de acompanhar os efeitos da força sobre esse objeto. Trata-se de uma ciência que investiga o movimento sob os aspectos mecânicos, suas causas e efeitos nos organismos vivos.

A fundamentação teórica da biomecânica considera as leis, princípios e métodos da mecânica clássica, além de conhecimentos anotomo-fisiológicos obtidos a partir de análises laboratoriais ou de acompanhamento e observação funcional.

Apoiada nos conceitos da mecânica clássica, a biomecânica considera dois tipos de movimentos ligados à ação humana. Pode existir um deslocamento linear, geralmente chamado de translação, ou angular, que ocorre ao redor de um ponto em que diferentes regiões do mesmo segmento corporal ou objeto não se movem pela mesma distância.

O movimento angular é o que acontece, por exemplo, quando atletas da ginástica giram o corpo em uma barra. Contudo, o tipo de movimento angular mais estudado pela biomecânica é o que possibilita um deslocamento linear. Toda ação linear dos seres humanos ocorre como conseqüência de contribuições angulares.

A concepção básica de movimento linear é o que acontece ao longo de uma via, seja ela curva ou reta. Exemplos claros de ação exclusiva do movimento linear no esporte são a trajetória de uma bola de beisebol ou o movimento da barra de um supino.

Durante um movimento linear – o deslocamento de um velocista, por exemplo -, o centro da massa do corpo é um dos pontos fundamentais para a análise biomecânica. O centro da massa (ou centro de gravidade) é o ponto sobre o qual toda a massa do objeto fica equilibrada e representa o local em que a gravidade age sobre o corpo de forma completa.

A gravidade puxa para baixo todo ponto de massa que constitui esse corpo. É uma força externa que age sobre a Terra, e o equilíbrio diante dessa força só acontece com a indução de uma segunda força.

Quando um atleta realiza um deslocamento, é importante acompanhar o movimento de sua cabeça. Se a cabeça vai de um lado para outro ou de cima para baixo, a massa central do corpo está se movendo na mesma trajetória.

A localização do centro de gravidade do corpo como um todo varia. Numa pessoa comum, ele pode ser localizado sobre uma linha formada pela intersecção de um plano que corta o corpo em duas metades longitudinais e outro que corta o corpo em uma parte anterior e outra posterior.






Segue no Twitter
Curta no Facebook
Segue no Instagram
Ebooks gratuitos de Pilates clicando aqui . Informações sobre Curso sobre Pilates clicando aqui


Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.