Importância da Biomecânica


Meu nome é Dani, sou fisioterapeuta e profissional de Educação Física. Se quiser mais informação sobre Pilates, entre nos nossos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram.



A Biomecânica é uma parte da ciência destinada a estudar a atividade corporal e de analisar as consequências mecânicas do corpo humano portanto para estudar os efeitos dessas consequências a Biomecânica utiliza os conhecimentos da mecânica, engenharia, fisiologia, anatomia e muitas outras disciplinas. Em outras palavras podemos dizer que resumidamente a Biomecânica verifica os movimentos do corpo humano e as cargas mecânicas e energias que se produzem por esses movimentos.

Quais são os âmbitos funcionais atuais da Biomecânica?

Existem atualmente 3 formas principais de aplicação e atuação em que podemos utilizar os conhecimentos da Biomecânica:
Biomecânica médica
Esportiva
Ocupacional

Em primeiro lugar a biomecânica médica tem a visão e função de ajudar em todo o que se refere a patologias para encontrar soluçōes sejam para avaliar ou reparar as mesmas.

Em segundo lugar a esportiva serve tanto para melhorar a performance do corpo humano quanto para contruir e desenhar materiais esportivos para atletas.

E por último mas não menos importante a ocupacional (muito utilizada por terapeutas) geralmente é utilizada com outra disciplina que se chama ergonomia e ajuda a estudar o nosso corpo humano em relação com nosso entorno mais imediato.

Qual a importância da biomecânica?

Como a função primordial da biomecânica é avaliar e melhorar primordialmente a parte motora do corpo humano, em primeiro lugar entra a função de prevenção de lesōes e em segundo lugar podemos destacar a parte de melhoria de patologias, melhoria da qualidade de vida até chegar à melhoria da performance esportiva.

O importante é saber ademais que o primordial é poder realizar um estudo completo das forças internas e externas sobre o corpo humano para com isso analizar os efeitos produzidos e derivarlos ao seu âmbito próprio.




Segue no Twitter
Curta no Facebook
Segue no Instagram
Ebooks gratuitos de Pilates clicando aqui . Informações sobre Curso sobre Pilates clicando aqui


Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.